Rss Feed

março 30, 2011

Namorados Para Sempre

Título: Namorados Para Sempre / Blue Valentine
            2010, Derek Cianfrance

I feel like men are more romantic than women


Não se deixe enganar pelos pôsteres e trailers românticos. Em "Blue Valentine", o espectador vai acompanhar no passado e no presente de Cindy (Michelle Williams, O Segredo de Brokeback Mountain) e de Dean (Ryan Gosling, Diário de Uma Paixão), a construção e desconstrução do amor, respectivamente.

Logo que conhece Cindy, Dean se apaixona perdidamente. Ela, por sua vez, se encanta pelo seu jeito descontraído e, digamos, louco. E assim, com uma ajuda de uma gravidez não planejada, eles acabam se casando. Com os mais de seis anos de convivência, a vida de ambos cai na rotina e, com isso, manter a relação passa a ser um trabalho diário. Até o dia quem que há o colapso.

Interessante que, no começo do filme, Cindy pergunta a sua avó sobre como uma pessoa pode confiar nos seus sentimentos, se eles podem desaparecer com tanta facilidade. Em resposta ela recebe: "Acho que você só poderá descobrir se tiver o sentimento. Acho que você poderá falar 'Sim, eu confio, confio em mim mesma.'" E é exatamente assim que ela faz.

Um filme bonito e triste, que mostra que quando chega o momento do fim para alguém, o fim chegou para os dois. Não há escapatória.

Extra! - Michelle Williams foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela sua atuação no filme.



3 comentários:

  1. Definitivamente é um filme que engana logo pela capa. Com um título desses provavelmente esperaria mais um wanna-be-romantic e, como vivo dizendo, só assistira sob a influência e companhia de minha mãe.

    Aaah, o relacionamento! Sartre disse que 'o inferno são os outros'. Até concordo, mas tenho que dizer que às vezes o inferno somos nós mesmos. Estamos vivos e propensos à mudanças que nem sempre se encaixam com aqueles que convivem ao nosso redor.

    Bom filme, gostei da montagem, das interpretações e diálogos. O final tecnicamente falando foi ótimo -- a junção dos fogos de artifício com as imagens ficou bem legal -- e não vejo final diferente quanto ao enredo.

    Nota 77 no Criticker, acho que faltou um pouco mais de sal em alguns aspectos, mas tá valendo!

    E sempre há choro no começo e no fim.

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir..,adoro a Michelle!!

    ResponderExcluir
  3. Marii !
    Sinceramente, fiquei muito feliz com a iniciativa de vocês e com a sua determinação para "agarrar essa causa", digamos assim. É sempre válido nos expressarmos e, tudo o que vier a fim de agregar essa tarefa, é super bem vindo =)
    Quanto ao filme, também achei bem enganador pela capa e pelo título. Mas acho que devido a isso, o considerei ainda mais interessante pq, no geral, o sentimento do amor em si costuma ser enganador.
    Adorei o texto, especialmente por perceber claramente nele uma impressão bem marcada sua, como eu já te falei ! =)
    Acho que é isso, então !
    Boa sorte pra vocês =))
    beiijos

    ResponderExcluir