Rss Feed

março 27, 2011

Não me Abandone Jamais

Título: Não me Abandone Jamais / Never Let me Go
           2010, Mark Romanek


I don't let the fantasy go beyond that


O filme conta a história de um colégio regular ― aparentemente interno. Contudo, logo descobrimos que não é bem assim. As crianças que ali estudam, nasceram e são preparadas para salvar a vida de outras pessoas através da doação de seus órgãos. Tal jornada é contada através de três jovens: Ruth (Keira Knightley, Orgulho e Preconceito), Kathy (Carey Mulligan, Educação) e Tommy (Andrew Garfield, A Rede Social).


E aí as próximas cenas vão nos revelando do que realmente aquilo tudo se trata -- todo aspecto sombrio, covarde, solitário e horrível. Destacamos aqui o quanto um longa tido como ficção científica fugiu totalmente dos robôs, invasões e altos modernismos para se refugiar em um clássico romance.

E mesmo com a verdade tendo sido revelada ainda quando crianças e mesmo tendo descoberto que foram enganados, que não havia amor ou união que pudesse livrá-los da morte precoce, não há reação vinda das mesmas -- o que deixa claro que elas aceitam e querem cumprir seu destino, apesar de tudo.

Se você vai chorar ou não assistindo, vai depender do seu estado de espírito no dia ou da sua sensibilidade em geral. É basicamente uma obra de aparências que só nos engana. Embora pareça uma longa sequência de dramalhões, é um filme sutil e sensível que abre margens para longas discussões sobre o amor, a vida e a aproximação da morte.

Extra! - o filme foi baseado no livro de mesmo título, escrito por Kazuo Ishiguro e lançado pela Companhia das Letras aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário