Rss Feed

junho 10, 2011

Um Beijo Roubado

Título: Um Beijo Roubado / My Blueberry Nights
            2007, Wong Kar Wai



How do you say goodbye to someone you can't imagine living without?

Elizabeth, depois de um baque na vida amorosa, resolve embarcar em uma espécie de jornada para resolver questões interiores. Pelo percurso acaba encontrando figuras incomuns e topando com suas histórias e seus próprios amores.

Mas tenho que dizer: Decepção, seu nome é "Um Beijo Roubado".

Qualquer olho brilharia com a aparição desse filme numa estante: a capa do DVD é legal o suficiente para atraí-lo a pegá-lo, e aí se vê a direção de Wong Kar Wai, com os nomes-destaque Jude Law, Rachel Weiz, Natalie Portman, Norah Jones... É fato que a primeira coisa que se pensa é: vou comprar/alugar/baixar. Nossa, se eu soubesse, teria assistido ao filme do Pelé.

A história tem fatores que nos leva ao adjetivo 'bonitinho', toda a questão de preservação de memórias, de pessoas, de resgate, de nunca esquecer, enfim! Até arriscaria mais um adjetivo: o 'meigo'; mas a verdade mesmo é que toda a trama se arrasta, se torna demasiadamente lenta e aos vinte e quatro minutos já dormia.

Não saberia dizer onde WKW deixou a desejar. Parece-me que foi um filme de tentativas, onde, desde o começo, é notável que ele tentou e não conseguiu; Jeremy quer se aproximar da Elizabeth ― tenta, tenta, tenta e...; esta por sua vez, tenta achar seu caminho: tenta, tenta, tenta e...; o ex tenta esquecer da mulher, tenta, tenta e tenta, mas... Claro que tais tentativas poderiam causar um desenvolvimento interessante à trama, mas… Nhá, não deu. A mesma equação se aplica à interpretação de Norah Jones; pois esta tentou, mas, olha, não deu mesmo, deixa pra próxima.

Quase ao mesmo tempo, assisti a Amores Expressos [1994], do mesmo diretor, e muitas marcas se assemelham, mas de algum jeito é completamente diferente. Parece que, de despretensioso, se tornou algo digno, genial e merecedor de vários adjetivos bonitinhos ― inclusive o próprio bonitinho.

Como é um filme que conta histórias da trajetória de Elizabeth, destaco a parte com a Leslie, freqüentadora de Cassinos, que adiciona certa ação e deixa uma boa lembrança. Não acredito que o descontentamento sobre este filme seja geral, pois o final acaba por agradar.

Extra! – foi o primeiro filme em inglês do diretor. 

2 comentários:

  1. Realmente o filme é decepcionante. O que é a atuação da Norah Jones!? Sinceramente, acho que não é nem 'deixa para a próxima' e sim, desistir de vez. Esperava ver mais da personagem da Rachel Weiz também. Enfim, não achei o filme de todo ruim, mas não vou assistir de novo nem tão cedo.

    ResponderExcluir
  2. Quanto a Norah Jones, devemos um desconto. Ela não se convidou e nem tinha grandes pretensões a atriz. O convite partiu do próprio Wong Kar Wai que deve ter encasquetado com essa ideia e, claro, ela não negou. Quem negaria?

    ResponderExcluir