Rss Feed

maio 29, 2011

Em um mundo Melhor

Título: Hævnen / In a Better World / Em um mundo Melhor
           2010, Susanne Bier

- Are you afraid?
- That's not the point. You don't go around beating people up. Nobody benefits from that. What kind of world would we live in then?


De forma paralela, são contadas duas histórias: a de Elias, um menino com cara de rato, de criação pacífica, que tenta se manter distante em vão, pois é alvo constante do bullying na escola. Elias tem mãe, um irmão mais novo e um pai, que é médico e passa a maior parte do tempo na África ajudando as pessoas; e tem, como conseqüência, um acúmulo de problemas conjugais. E temos Christian, aquele que vive com a cara fechada e olhar estreitado, que carrega em si uma carga de frieza e grande maturidade para alguém de sua idade. Acabou de perder a mãe e se mudou com o pai para a casa da avó, que mora em uma cidade da Dinamarca.

E é aí que as duas histórias viram uma só.  

Elias e Christian estudam na mesma escola, estão na mesma sala, dividem a mesma carteira e tem a mesma data de aniversário, mas não é só por isso que os dois se tornaram próximos. Na primeira vez que Christian testemunhou Elias sendo vítima de implicâncias, reagiu, mas acabou voltando para casa com o nariz sangrando. Ao contrário de Elias, porém, ele não ia deixar barato ― até porque ele detesta gente que desiste e deixa barato.

Esse é um filme que prende muito a atenção, um tanto impactante, que faz parecer que estamos o tempo todo na ponta do telhado de um alto prédio e de olhos mais arregalados do que alguns emoticons do MSN, o que faz da história algo muito difícil de dar pauses à toa. Aquele ar gelado que encobre toda a trama aplica até certo medo em quem assiste e consegue transmitir a real profundeza do problema, não só do tão falado bullying, mas desse ciclo aparentemente infindável da violência cotidiana e dos diferentes valores de pensamento e criação, onde não se sabe bem se há certo ou errado.

É um longa digno, finalmente, dos prêmios que recebeu ― e poderia ter sido até mais reconhecido, ter ganho mais notoriedade, mas… enfim, isso é outro papo. Isso já é muito bom, já é um bom começo. Impossível não destacar a atuação de William Johnk Nielsen, que interpreta Christian (muitíssimo bem) ― e o detalhe é que este foi seu primeiro filme; o segundo ainda está sendo filmado (Dronningen og livlægen, 2012).

Extra! – Em um Mundo Melhor ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Sendo o segundo, dos cinco filmes da diretora, a concorrer nesta categoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário