Rss Feed

maio 19, 2011

O Pequeno Nicolau

Título: O Pequeno Nicolau / Le Petit Nicolas
           2009, Laurent Tirard


Se eu soubesse, teria pedido um cachorro



O que uma redação de tema tão primário pode trazer? Quando a professora de Nicolau pediu para que escrevessem sobre aquilo que queriam ser quando crescessem, todas as cabeças se abaixaram para dar atenção única e exclusivamente para o papel que gravaria suas ambições e sonhos enquanto crianças a respeito do futuro. Mas, francamente, Nicolau só abaixou a cabeça pra tentar tirar uma idéia da redação dos colegas. Ser quando crescer? Mas por que crescer, crescer pra quê? Nicolau está muito bem do jeito que ele está. Vive uma infância feliz, leve e totalmente despreocupada. Mudar isso não está em seus planos imediatos.

Bem, seus dias estariam totalmente despreocupados se não fosse pelo fato da vida de Joaquim, um colega de classe, ter mudado tragicamente desde o nascimento de seu irmão. O quadro piora quando este some sem deixar rastros, confirmando todas as suspeitas que circundavam a mente de Nicolau e dos amigos ― suspeitas essas que envolvem o menino sendo abandonado em uma floresta. Como se não fosse o bastante, Nicolau começa a desconfiar que terá o mesmo destino do amigo bem em breve; e daí uma grande campanha para que isso não ocorra é iniciada.

É absolutamente genial. Na verdade é tão simples que nos faz indagar o porquê de não termos visto antes. Ao mesmo tempo em que me faço esta pergunta, já me respondo: o universo infantil fica muito difícil de traduzir conforme vamos envelhecendo, é um fato. Vamos esquecendo ou deixando a vida adulta criar uma grande neblina que nos impede de enxergar o quão fascinante o espírito de uma criança pode ser. Daí a grande surpresa com O Pequeno Nicolau, pois há um acerto muito bom nessa questão ― o longa mostra a infância tal qual ela é em sua inocência. Uma representação tão boa da infância só mesmo feita por Bill Watterson, com as histórias de Calvin e Haroldo. Aqui a velha história de sofrimentos e mudanças bruscas como estamos acostumados a ver é dispensado, dando lugar a uma boa e leve comédia.

Não saberia dizer se O Pequeno Nicolau é um filme de criança para crianças ou de criança para adultos, mas uma coisa é certa: quem nos dera ter mais histórias assim! Destaco o clima dos anos cinqüenta na França, além das atuações impecáveis, cheias de química e hilariantes de Valérie Lamercier (Sabrina, de 1995) e Kad Merad (Eu Estou Bem, não se Preocupem!, de 2006), que interpretam os pais de Nicolau ― ah, claro, as crianças definitivamente merecem destaque neste quesito também.


Extra! - O filme é inspirado em Le Petit Nicolas, obra criada em 1959 por Jean-Jacques Sempé René Goscinny, cocriador de Asterix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário