Rss Feed

maio 24, 2011

Apenas o Fim


Título: Apenas o Fim
           2008, Matheus Souza


- E agora?
- Agora é o resto das nossas vidas



Apenas o fim. É exatamente isso. O fim. "Ou você achou que seria para sempre?”.

No caminho para fazer uma prova na faculdade, Antonio (Gregório Duvivier) é abordado pela namorada (Erika Mader), dizendo que vai embora e que eles tem apenas mais uma hora juntos. Esses 60 minutos são passados, então, entre conversas sobre o passado e previsões sobre o futuro. Em paralelo, flashbacks em preto e branco com os dois falando sobre seus gostos enchem a tela.

Logo de cara é possível perceber que a decisão dela não é baseada em falta de amor. Numas das cenas, a tela se divide em duas e mostra Antonio no banheiro masculino chorando enquanto ela o espera do lado de fora, chorando também. Depois tudo volta ao normal e eles fingem que o momento de fraqueza nunca aconteceu. Ela está passando por uma daquelas fases em que você não se sente confortável fazendo os mesmos passos todo dia. Para tanto, ela tem que deixá-lo. E ela o fará.

Toda a nerdice aparente nele, a necessidade de mudança dela, o amigo nonsense e fofoqueiro e os comentários envolvendo Playstation e Mario Bros, Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco, Filmes do Bergman, Amoras e Laranjas, Mafalda, Orkut, fazem com que seja impossível não se identificar com as personagens e diálogos trocados. Mesmo o filme tendo temáticas bem pós-adolescentes. Ou talvez exatamente por isso.

Um filme de baixo orçamento, filmado em sua maior parte dentro campus da PUC-Rio, estreia de um diretor de apenas 20 anos. Mas não se engane. Ele talvez não vá aparecer nos seu top 10, mas com certeza não pode ser menosprezado. Serão 80 minutos bem empregados.

Extra! - o filme ganhou prêmios de Melhor Filme do Júri Popular e Menção Honrosa do Júri Oficial no Festival do Rio 2008 e o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na 32ª Mostra de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário